quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campanha sobre Direitos e Interrupção Voluntária da Gravidez


"A Associação para o Planeamento da Família promove uma campanha de esclarecimento sobre os direitos das mulheres em matéria de IVG.

Desde Julho de 2007, a regulamentação da Lei nº 16/2007 de 17 de Abril, permite a interrupção da gravidez não desejada, a pedido da mulher, até às 10 semanas de gestação.

No entanto, muitas mulheres desconhecem esta legislação.A campanha inclui diferentes materiais informativos que serão amplamente divulgados em todo o território nacional."
Informem-se no site www.apf.pt, um bom dia "bloguistas".

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Juno"



No próximo dia 18 de Fevereiro, no auditório da escola, vamos exibir um filme,"Juno". Deste modo pretendemos divulgar o tema que estamos a desenvolver em Área de Projecto dando a conhecer a história de uma rapariga adolescente segura e descontraída com resposta para tudo e para todos. Juno não tem um problema de atitude; tem atitude a mais. Para sobreviver a mais uma tarde de aborrecimento, Juno decide ter sexo com o seu inseguro colega de escola Bleeker. Confrontada com uma gravidez indesejada, Juno e a sua melhor amiga Leah traçam um plano para encontrar os pais perfeitos para o bebé que ainda vai nascer. Mas à medida que a barriga vai crescendo e que Juno vai convivendo com os futuros pais da criança, começa a perceber que, afinal, não tem resposta para tudo… e que a vida ainda lhe pode reservar algumas surpresas.

É um filme muito interessante que aconselhamos a todos os nossos seguidores a ver.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Riscos e Protecção - IST

"FAZ O TESTE...

Se estás preocupado(a), dirige-te a uma consulta de planeamento familiar ou a um CAD (Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce de Infecção pelo VIH/SIDA) o mais rápido possível para fazeres o teste. As consultas são confidenciais.
A maior parte das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) têm tratamento se forem diagnosticadas atempadamente. Contudo, se não forem tratadas, podem ser dolorosas, desconfortáveis e transmitidas ao teu/tua parceiro/a. Algumas IST, tais como VIH e herpes, não têm cura, apesar de existirem medicamentos que podem ajudar a reduzir os sintomas."

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pequeno tamanho, grande importância

Acho que não é preciso explicar o título mas para os mais distraídos, nunca é importante relembrar que o preservativo tem um tamanho insignificante e uma importância inegualável. Sê responsável.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Novo método contraceptivo hormonal masculino

As descobertas, no que diz respeito aos métodos contraceptivos, nunca cessam e aqui está a prova! Deixamos aqui um texto publicado pelo blog "saibadesaude.blogspot.com" no dia 12 de Novembro de 2009. Aproveitem para visitá-lo!

"Um contraceptivo (anticoncepcional) masculino é um método, dispositivo ou medicamento utilizado por um homem para prevenir que seus espermatozóides fecundem um óvulo, resultando na gravidez da sua parceira.

Os métodos mais utilizados consistem no uso do preservativo ou da vasectomia, mas têm vindo a ser desenvolvidos outros.

Uma injecção contraceptiva destinada ao homem demonstrou a sua eficácia num estudo efectuado pelo Centro de Investigação Nacional de Planificação Familiar de Pequim, na China, efectuado em homens, dos quais apenas 1% concebeu ao fim do período de dois anos.

O método consiste numa injecção mensal de um undecanoato de testosterona que actua através do bloqueio temporário da produção de esperma, sendo a mesma restabelecida posteriormente, recuperando os seus níveis hormonais seis meses após as injecções serem interrompidas.

Estima-se que este método venha a estar disponível dentro de cinco anos, podendo vir revolucionar a contracepção masculina."

"Falta de Planeamento Familiar para os Jovens"

Antes de mais, queremos agradecer à "rapariga desconhecida" que comentou o nosso blog. Ficamos contentes por saber que o blog está a ser divulgado e que conseguimos cativar as pessoas a interagir connosco.

O nosso trabalho está bem encaminhado. Esta semana vamos começar a fazer outro tipo de actividades, "actividades no terreno", poderemos assim dizer. Vamos começar por fazer uma entrevista a uma enfermeira do Centro de Saúde e penso que isto vai ser uma grande ajuda para nós.

Deixamos aqui um texto que foi publicado no blog "http://puroveneno2.blogspot.com", relacionado com o nosso tema e, a nosso ver, de extrema importância.



"Falta de Planeamento Familiar para os Jovens



Isto é grave, muito grave mesmo, não só pela elevada taxa de mães adolescentes que Portugal tem vindo a registar mas, sobretudo, pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Em 85 visitas efectuadas por colaboradores da DECO com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, 47% não obteve o apoio desejado. De entre os que não obtiveram consulta de Planeamento Familiar uma percentagem foi reencaminhada para a área de residência, ainda que a lei diga que os jovens devem ver esta consulta facilitada seja onde for que decidam requere-la e, há que acrescentar que os jovens alegaram não terem à vontade para irem à área de residência, não tendo ainda assim obtido apoio algum. Existem também os que foram encaminhados para delegações do Instituto português da Juventude e, os que não receberam alternativa alguma.

Nos grandes centros: Lisboa, Porto e Coimbra revelou-se relativamente fácil obter a consulta, ao contrario dos meios mais rurais. Em Leria e nos Olivais esqueceram-se de mencionar o preservativo, o que é gravíssimo , tendo em conta as tais DST , mas também tenho para mim que seriam raparigas, o que não desculpa de todo o "erro".

(...)

Solicita-se a pronta intervenção do Ministério da Saúde, com a maior urgência possível! Já agora também se lança o repto às Juventudes Partidárias, no sentido de pressionarem e levarem ao cumprimento da Lei; sobretudo as de Évora, Viseu e Faro, onde em todos os "destinos" possíveis os jovens viram a consulta vedade e além do mais, nenhuma alternativa lhes foi apresentada ou por eles encontrada.

Vamos lá a fazer alguma coisa porque a vida não é um mar de rosas e tantas situações de "tempestade" no tal mar quantas poderem ser evitadas são um bem. Todos conhecemos alguém que teve uma criança indesejada ou inesperadamente, que se viu só quando soube que estava à espera de uma criança; enfim... Nem todos os casos têm um final triste mas nem todos têm um final feliz. Há que orientar e ajudar os jovens o mais possivel, informar, apoiar e até, ensinar, se for preciso.

Como todos sabem, o Veneno apelou ao voto pelo SIM no Referendo à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e, acho que foi uma decisão sensata. Sou a favor da IVG pelos casos que acontessem ainda hoje, nos nossos dias, devido a desconhecimento, "tontiçe" ou até mesmo desleixo e não considero que seja obrigatório deixar uma mulher com um filho nos braços, sem meios, sem apoio, sem trabalho, sem terminar os estudos e, muitas vezes, graças à gravidez indesejada, sem um pai para o filho que carregam, já para não falar quando são postas para fora de casa pelas respectivas famílias. Mas vamos então tentar fazer com que a IVG aconteça o menor número de vezes possível; ainda assim.

Escrito por Convento da Alma às 7:21 PM"

Se tiverem alguma opinião acerca deste assunto ou já tiverem sido vítimas do mau funcionamento das instituições de saúde no que diz respeito a este assunto, deixem-nos um comentário.
Obrigada "bloguistas"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mães adolescentes em Portugal, a triste realidade

Hoje damos início ao 2º período e antes de mais, queremos desejar um bom ano a todos! Durante as férias não deixámos nenhuma mensagem no nosso blog, foram umas férias pequenas durante as quais nos afastamos de todas as preocupações da escola para aproveitarmos ao máximo os poucos dias que tivemos. Por isso, estamos com as baterias recarregadas e prontas para um período com muito trabalho, nomeadamente na disciplina de Àrea de Projecto.Vamos ter que nos dividir entre a realização de entrevistas, visitas a uma instituição, elaboração de cartazes e do trabalho escrito e apresentação de um filme na nossa escola que esteja relacionado com o nosso projecto. Ainda não escolhemos o filme mas, quando o fizermos, deixamos aqui a dica caso estejam interessados em ver. Nós pensamos em apresentar o filme "Juno" mas ainda não sabemos. Se algum de vocês já tiver visto o filme, deixem uma mensagem a dizer a vossa opinião, seria uma grande ajuda.
Estamos a preparar um pequeno vídeo sobre o nosso tema para deixarmos aqui no blog brevemente!
Deixamos aqui uma notícia que encontramos no site noticias.portugalmail.pt.

"19 Junho, 2009 - 13:14
O número de mães adolescentes em Portugal continua a ser dos mais elevados da Europa. Apesar de estar a diminuir, Portugal ainda surge na segunda posição entre os países da Europa com mais casos de gravidez na adolescência.O número de casos de gravidez na adolescência em Portugal tem vindo a diminuir mas ainda fixa a posição nacional no segundo lugar. No entanto, o número de casos de abandono para adopção é raro.

Sónia Lopes, da Associação para o Planeamento da Família (APF) refere que «em Portugal é muito raro a entrega para adopção».

A entrega de uma criança para adopção pode ser decidida por adolescentes de 14 anos, apesar de especialistas entenderem não haver maturidade suficiente das adolescentes para tomarem uma decisão desta importância.

A maioria das adolescentes opta por ficar com os seus filhos visto que fica «em casa dos pais e há uma aceitação por parte da família», revela Sónia Lopes ao Diário de Notícias.

No ano de 2008, num total de sete mil casos, 5 800 adolescentes tiveram os seus filhos e 1 200 realizaram uma interrupção voluntária da gravidez."


Hoje ficamos por aqui, desejamos, mais uma vez, um bom ano!